top of page

Santos: cidade litorânea número 1 em buscas no Google


Santos é o município litorâneo mais pesquisado no Google pelos brasileiros neste verão. Os dados são da Musement, plataforma digital de descobertas e experiênicas pelo mundo, que conferiu os 10 municípios litorâneos mais buscados na internet.

E em mais de 7 quilômetros do nosso litoral brasileiro, com 280 municípios de frente para o mar, segundo o IBGE, Santos está na frente das preferências!

Confira a relação completa:


1°- Santos, São Paulo – 19.070.000 buscas

Santos lidera o ranking como o município mais buscado no Google neste verão!

Com uma orla de 7 km, acompanhada pelo maior jardim frontal de praias do mundo, Santos ostenta o 5° lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros conforme IDH de 2010.

A cidade abriga o maior porto da América Latina, um centro histórico com um bondinho que virou marca da cidade e diversos pontos turísticos como o Palácio José Bonifácio onde atualmente funciona a prefeitura, o Santuário do Valongo, a Catedral, e a Bolsa Oficial do Café.

2° - Porto Seguro, Bahia – 2.569.000 buscas

O município de Porto Seguro fica localizado na região que foi oficialmente o local onde os navegadores Portugueses ancoraram pela primeira vez no país em 1500.

Com 85 km de praias com água cristalina e contornadas por fileiras de coqueiros, esta região do país diz muito sobre a cultura brasileira.

O centro histórico da cidade é um dos mais antigos do país e aqui é possível visitar a primeira igreja e a primeira escola construída pelos Jesuítas que se tem notícia.

Com uma intensa vida noturna, muito apreciada pelos locais e turistas, a Ilha dos Aquários é considerada o maior centro de entretenimento e lazer de Porto Seguro.

3° - Chaves, Pará – 2.041.000 buscas

Localizado na esplêndida Ilha de Marajó, considerada a maior unidade de prevenção do Brasil o município de Chaves é um dos destinos mais populares da ilha.

Uma pacata região com uma beleza natural única na maior ilha flúvio marítima do mundo, o local é ideal para amantes do turismo ecológico.

A ilha possuí uma grande criação de búfalo com mais de 600 mil cabeças, fazendo com que esta seja a especialidade gastronómica da região.

Por aqui é indispensável provar o típico filé marajoara.

Ele é formado por carne de búfalo com uma fatia de queijo de leite de búfala por cima, que pode ser servido com arroz, farofa, feijão e salada.

4° - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – 1.405.000 buscas

Com a maior festa de carnaval do mundo, o Rio de Janeiro é o município brasileiro mais conhecido no exterior e um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país.

Ao longo do seu litoral existem mais de 100 ilhas, cada uma com uma beleza diferente.

O Corcovado, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selaron, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o bairro da Lapa estão entre os pontos turísticos mais conhecidos da cidade.


5° - Arraial do Cabo, Rio de Janeiro – 1.229.000 buscas

Originalmente uma vila de pescadores localizada na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é um município tranquilo, com praias selvagens, água transparente e mirantes fantásticos.

Conhecida como o Caribe brasileiro e como a capital de mergulho do país.

Com uma abundante fauna marinha graças a ressurgência, a pesca submarina também é praticada por aqui.

As principais praias da região são: Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Grande.

E também: Prainha, Praias do Atalaia, Praia do Farol, Praia Grande e Praia do Monte Alto.

6° - Raposa, Maranhão – 994.000 buscas

Localizado a 30 km de São Luís, o município de Raposa abriga a maior colônia de pescadores do Maranhão.

Cercado por praias, dunas e manguezais o município ficou conhecido pelas suas belezas naturais.

E também pelo artesanato local (maioria feitos de renda) e pela gastronomia baseada em frutos do mar frescos.

Os principais pontos turísticos de Raposa são: Fronhas Maranhenses, Ilha de Curupu, Ilha Belizaro, Ilha Taputiua, Praia de Mangue-Seco, Pucal, Carimã, Curupu, Itapetíua.


7° - Florianópolis, Santa Catarina – 849.000 buscas

Florianópolis foi o único município do ranking que fica localizado no sul do país.

A ilha de Santa Catarina conhecida como a ilha da magia é uma das principais atrações da região.

No leste da ilha a principal atividade é o surfe, no norte a badalação dos paradores atrai jovens 24/7, e no sul as praias são rústicas e o ecoturismo é o forte por aqui.

Colonizada por imigrantes açorianos a culinária portuguesa é muito popular na região.

Os principais pontos turísticos da cidade são certamente as praias da ilha, o Mercado Público, a Casa da Alfândega, o Palácio Cruz e Sousa, o Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa, entre outros.

8°- Fernando de Noronha, Pernambuco – 813.000 buscas

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001 o arquipélago de Fernando de Noronha possuí 21 ilhas.

Um dos melhores lugares para mergulhar no país, por aqui é possível desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros na horizontal e uma temperatura média de 26°C durante todo o ano.

Dizem que ir a Noronha e não mergulhar é como ir a Roma e não ver o Papa.

Entre as atividades mais interessantes de se fazer por aqui.

Além de visitar as praias paradisíacas e mergulhar está nadar com golfinhos, tartarugas e até tubarões e fazer um passeio de barco.

9°- Ubatuba, São Paulo – 737.000 buscas

Localizado no norte do estado de São Paulo o município de Ubatuba possuí quase 80% do seu território em áreas de preservação ambiental.

Com mais de 100 praias, diversas cachoeiras, ilhas e trilhas, Ubatuba é um paraíso natural.

Entre os principais pontos turísticos do município se encontram as Ruínas da Lagoinha localizada na antiga Fazenda Bom Retiro, a Cadeia Velha de Ubatuba com diversos materiais arqueológicos que contam a história da região.

E ainda: o aquário de Ubatuba com mais de 700 animais e a aldeia Boa Vista habitada por mais de 110 indígenas.


10° - Salvador, Bahia – 660.000 buscas

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil.

A capital baiana é cheia de história, gastronomia, cultura e é claro praias maravilhosas.

O centro histórico está entre os principais pontos turístico do município, lá você não pode deixar de visitar o Pelourinho, Praça da Sé, Bonfim, Terreiro de Jesus e o Largo de São Francisco.

Com uma orla de aproximadamente 50 km as principais praias são a Praia da Barra, Rio Vermelho, Praia de Itapuã e a Praia do Flamengo.


Outras cidades

As cidades que ficaram entre a 11° e a 20° posição do ranking são: Natal com 656.000 buscas, Paulista com 623.000 buscas, Angra dos Reis com 611. 500 buscas, Praia Grande com 602.500 buscas.

E ainda: Balneário Camboriú com 575.000 buscas, Cabo frio com 530.500 buscas, Cruz com 490.000 buscas.

Também: Aracaju com 470.500 buscas, Ilha Grande com 470.500 buscas e Paraty com 451.000 buscas.

Foi analisado o número de buscas no Google nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2020 de cada município litorâneo no Brasil que faz parte da lista do IBGE (2018) dos municípios brasileiros em frente ao mar.

833 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page